Após acidente, tartaruga marinha ganha implante de mandíbula criado com impressora 3D

21/05/2015 09:18

Animal foi resgatado na Turquia com o bico destruído após um acidente com a hélice de um barco

O Globo

RIO — Para além da possibilidade de criar peças de decoração e ferramentas de plástico, as impressoras 3D também vêm sendo utilizadas com sucesso para fins médicos — e até veterinários. Na Turquia, uma tartaruga marinha acaba de receber uma mandíbula prostética criada com a tecnologia depois que a sua foi destruída pela hélice de uma embarcação.

A tartatuga marinha e seu bico de metal feito com uma impressora 3D Foto: Divulgação / BTech Innovation

A tartatuga marinha e seu bico de metal feito com uma impressora 3D - Divulgação / BTech Innovation

O animal de 45 Kg foi levado ao Centro de Pesquisa, Resgate e Reabilitação da Universidade Pamukkale, em Denizli, na Turquia, depois de ser encontrado machucado no mar. Inicialmente, os pesquisadores que resgataram a tartaruga começaram a alimentá-la manualmente, mas perceberam que seria necessário uma outra solução para o animal ser libertado no mar novamente.

Especializada na criação de próteses médicas e implantes humanos, a companhia BTech Innovation então escaneou a cabeça do animal para analisar as suas lesões e criar as próteses de metal adequadas para o seu bico, por meio de impressoras 3D.

Batizada de Akut-3, a tartaruga está recuperação no centro de tratamento turco e, caso não rejeite as próteses de metal, será libertada ao mar em breve.

Em março, uma outra tartaruga em Denver recebeu um casco protéstico criado com uma impressora 3D por estudantes da Universidade Técnica do Colorado depois que a sua se deteriorou por má alimentação.

Manifeste sua opinião

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário