Cientistas criam teste que revela uso de drogas a partir de impressões digitais

18/05/2015 20:01

Método é mais difícil de trapacear que os exames de saliva, urina e sangue, já que a identidade está embutida na amostra

iG

Inglaterra - Cientistas britânicos aplicaram um método rápido e não-invasivo para revelar o uso de drogas: através da coleta das impressões digitais. A análise detecta a presença de duas substâncias químicas produzidas no momento em que a cocaína é quebrada no corpo: a benzoilecgonina e a metilecgonina.

Cientistas criam teste que revela uso de drogas a partir de impressões digitais - Foto:  Reprodução / Thinkstock

O estudo, de pesquisadores da Universidade de Surrey, foi detalhado na publicação científica Analyst , da Real Sociedade de Química britânica. Segundo eles, o teste pode ser útil em prisões, clínicas para o tratamento de viciados e até verificações de rotina no ambiente de trabalho.

O método é muito mais difícil de trapacear que os atuais exames de saliva, urina e sangue, já que a identidade da pessoa testada está embutida na amostra. A grande dificuldade, porém, é o tamanho do equipamento necessário (equivalente ao de uma máquina de lavar roupas) e o seu alto custo (quase R$ 1,9 milhão).

As duas substâncias químicas são produzidas quando a cocaína é quebrada pelo corpo, e podem ser liberadas em pequenas quantidades no suor, escrevem os cientistas. Elas seriam deixadas no papel usado para coletar as digitais.

Manifeste sua opinião

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário