Horto Botânico de Niterói

25/07/2014 11:31

Alameda São Boaventura, 770 - Fonseca

O Horto Botânico de Niterói, também conhecido por Jardim Botânico de Niterói ou Horto do Fonseca, localizado na Alameda São Boaventura no bairro do Fonseca, foi criado, por decreto do governador Nilo Peçanha, em maio de 1906, com a finalidade de cultivar e distribuir aos lavradores sementes e mudas de frutíferas e plantas medicinais. Sua história é marcada por sucessivas fases de prestígio e declínio e sofreu duas grandes reformas, em 1950 e 1975.

Com mais de um século de existência, o Horto conta com espécies de plantas e árvores como jatobás, jequitibás, jacarandás e sapucaias e também com espécieis raras como o “Pau Mulato”, só encontrado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro,na Amazônia e na Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, localizada em Marechal Hermer (RJ/RJ). Dentro dele, havia o zoológico de Niterói, que foi fechado pelo IBAMA no mês de julho de 2010, alegando que o ZooNit funcionava sem registro e os animais viviam em condições inadequadas. Hoje, a fundação do Jardim Zoológico de Niterói está dando um passo fazendo melhorias na infraestrutura das dependências do zoológico, agora ele está aberto para a visitação sem animais, para que possam ver de perto as melhorias. A intenção por enquanto é que após o término das obras, a fundação possa tratar de animais machucados e no futuro reaver os animais que foram transferidos.

Com área de 258 mil metros quadrados recebe diariamente, cerca de 300 pessoas em busca de ar puro, contato com a natureza e tranquilidade para práticas esportivas e de lazer. Considerada uma ótima opção para os moradores do bairro que não podem contar com o calçadão das praias por conta da distância.


horto botânico de Niterói