Jardim Zoológico de Niterói

25/07/2014 17:25

O Jardim Zoológico de Niterói, administrado pela Fundação Jardim Zoológico de Niterói - ZooNit, é o estabelecimento de pesquisa, guarda e exibição pública de animais silvestres na cidade de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, no bairro do Fonseca. Um dos principais pontos de visitação da cidade e referência no tratamento e reabilitação de animais, a Fundação Jardim Zoológico de Niterói , desde 2007 sofre para manter o seu funcionamento.

Em julho de 2011, mais 32 animais da Fundação Jardim Zoológico de Niterói (Zoonit), foram recolhidos por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No total foram retiradas 23 tartarugas tigres d’água e 9 jabutis, que serão levados para um criadouro comercial. Ibama, há dois meses a 3ª Vara Federal notificou o Zoonit sobre o encerramento das atividades, em aproximadamente 120 dias a contar da decisão, por não ter cumprido alguns termos do Termo de Ajuste de Conduta TAC de 2004, que previam obras de adequação e uma reforma no recinto dos animais.

O Ministério Público Estadual (MPE) propôs à 4ª Vara Cível de Niterói ação civil pública, com pedido de antecipação da tutela, para obrigar a Prefeitura a assumir a administração do Jardim Zoológico da cidade. Também foram requeridas a realização de obras emergenciais para o funcionamento do Zoológico e a obtenção das licenças e autorizações de sua atividade junto ao Ibama.

Para reverter o quadro, o Zoonit as vésperas do fechamento, deveria receber até R$ 1 milhão em obras nos próximos meses. Estão previstas a reforma e a construção de novos recintos para os animais, entre eles, leões, chimpanzés e jacarés. As intervenções serão financiadas por empresários da Indústria Naval de Niterói para formalizar as intenções.