O que os gatos REALMENTE querem dizer quando miam, ronronam ou se esfregam em você

23/08/2015 12:32

Fique ligado. Seu gato está tentando se comunicar com você.

Pense duas vezes antes de dizer que entende seu gato perfeitamente.

De Suzy Strutner | The Huffington Post 

Um novo vídeo da série Science of Us , da revista New York, explica com a ajuda da ciência o que seu gato realmente quer dizer quando mia, ronrona ou se esfrega nas suas pernas.

gatos

E, como mostram outras pesquisas, a maioria das mensagens dos gatos têm significado diferente do que imaginamos. Eis um novo dicionário para traduzir a linguagem felina:

Ronronar = “Não vá embora. Gosto de você por perto”.

Sim, os gatos ronronam quando estão felizes, diz a Humane Society.

Mas pesquisas mostram que eles também ronronam quando estão machucados ou doentes, explica o Science of Us.

Neste caso, você deve ficar por perto. O ronronar também pode ajudar o gato a se curar ou a aliviar a dor, segundo a Biblioteca do Congresso.

Abanar o rabo rápido, de um lado pro outro = “Estou com medo e em modo de ataque”.

Esses movimentos rápidos do rabo em geral são causados por medo, explica a Humane Society. Se o gato está num lugar seguro, certifique-se de que ele tem acesso a água e comida, e deixe que ele saia do canto dele quando estiver mais à vontade.

Esfregar-se na suas pernas = “Você voltou! Estava com saudade”.

Eles podem estar querendo marcar território, diz a Humane Society. Mas considere esse trecho do vídeo da Science of Us: em seu habitat natural, grandes felinos se esfregam uns nos outros quando voltam da caça.

Quando você chega em casa depois do trabalho, seu gato provavelmente quer dizer que estava com saudade.

Chiado = “Pare, ou vou atacar”.

Gatos preferem evitar o confronto físico, e o chiado serve para avisar os inimigos – inclusive você! – que eles estão bravos, antes de partir para arranhões ou mordidas, diz Pam Johnson-Bennet, especialista em comportamento felino.

Quando seu gato emitir esse som, deixe ele se acalmar e abra uma porta ou deixe um caminho livre para que ele possa fugir da situação de confronto.

Miado = Pode ser qualquer coisa, como “quero comida”, “preciso de ajuda” ou “estou entediado”.

Gatos quase nunca usam miados para se comunicar entre si.

O miado parece uma comunicação criada exclusivamente para a interação com humanos, diz a ASPCA, uma organização americana que luta contra os maus-tratos de animais. Cada gato mia de um jeito único, de acordo com o dono.

Portanto, quanto mais tempo você passar com seu bichano, melhor vai entender o que ele quer quando está tentando conversar com você, diz o Science of Us.

Manifeste sua opinião

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário