Parque Prefeito Ferraz

19/07/2014 14:52

O Campo de São Bento, ou oficialmente Parque Prefeito Ferraz, é uma área verde no bairro de Icaraí, no município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil . É a área de lazer mais popular da cidade.

Localiza-se entre a Rua Lopes Trovão, a Rua Domingues de Sá, a Avenida Gavião Peixoto e a Avenida Roberto Silveira.

O parque abriga o Colégio Estadual Joaquim Távora, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, o Jardim de Infância Júlia Cortines e a Biblioteca Estadual Infantil Anísio Teixeira.

Em meados do século XVII, o terreno do parque pertencia a Antônio Maciel Tourinho. Este a vendeu a seu filho, Francisco Borges Tourinho. Uma parte do terreno foi vendida a Manoel Rodrigues Raimundo. Em 1697, o terreno foi vendido aos monges beneditinos do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro. A partir desse momento, a área ganhou o apelido de "Campo de São Bento" . De 25 a 30 de junho de 1824, o terreno foi utilizado como campo de manobras militares pelo imperador brasileiro dom Pedro I.

Em 1840-1841, o terreno ganhou seus limites atuais. Em 1882-1883, o parque, que era foco de doenças transmitidas por mosquitos, foi aterrado. Na gestão do prefeito João Pereira Ferraz (1906-1910), o parque foi urbanizado seguindo projeto do engenheiro e paisagista belga Arséne Puttemans. Em homenagem ao Prefeito Ferraz, o parque ganhou seu atual nome.