Pensionista encontra no sudoeste da Escócia tesouro de vikings

13/10/2014 20:12

Um caçador de tesouros encontrou em um campo, no sudoeste da Escócia, um tesouro de vikings – cerca de 100 peças de ouro e prata, cuja idade atinge milhares de anos.

Voz da Rússia

O tesouro foi encontrado pelo ex-empresário aposentado Derek McLennan com um detetor de metal. Segundo a Reuters, entre os objetos encontrados há uma cruz de prata do século IX ou X e uma taça de prata da Europa Ocidental, cuja idade é superior a 1.100 anos.

Com detector de metais, empresário descobriu tesouro viking da Escócia (Foto: Derek McLennan & Martin McSweeney/Reuters)Com detector de metais, empresário descobriu tesouro viking da Escócia (Foto: Derek McLennan & Martin McSweeney/Reuters)

"Os especialistas começaram a verificar os achados, mas já está claro que este é um dos maiores tesouros de vikings encontrados na Escócia", cita a agência a declaração do ramo escocês da organização Treasure Trove.

Segundo a agência, esta é a segunda descoberta significativa de McLennan. No ano passado, ele encontrou, juntamente com um amigo, cerca de 300 moedas medievais na mesma parte da Escócia – no condado de Dumfriesshire.

Vaso tinha mais de 100 objetos, como  lingotes de prata e moedas de ouro (Foto: Derek McLennan & Martin McSweeney/Reuters)Vaso tinha mais de 100 objetos, como lingotes de prata e moedas de ouro (Foto: Derek McLennan & Martin McSweeney/Reuters)

Manifeste sua opinião sobre essa matéria

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário