Pietro Campofiorito

20/07/2014 19:40

Pietro Campofiorito foi autor ou co-autor dos prédios do conjunto cívico-cultural da Praça da República

Pietro Campofiorito (Roma, 29 de junho de 1875 — Niterói, 17 de maio de 1945) foi um pintor, arquiteto, decorador, cenógrafo, e professor ítalo-brasileiro. Era pai do também pintor Quirino Campofiorito, sogro da pintora Hilda Campofiorito e avô do arquiteto Italo Campofiorito.

Praça da República

As obras tiveram inicio durante o governo de Francisco Chaves de Oliveira Botelho, então Presidente do Estado, em 1913. O projeto urbanístico, de autoria do arquiteto Emile Depuy Tessain, auxiliado por Pietro Campofiorito, previa a construção de edifícios públicos em torno da praça, formando um grande "Centro Cívico", e a abertura de uma ampla avenida passando em frente a praça, de ligação entre a Av. Marquês do Paraná e a Av. Visconde do Rio Branco. 

Para executar os trabalhos arquitetônicos, foi contratado, no ano seguinte, o arquiteto Heitor de Melo, ficando Emile Tessain responsável pela direção e fiscalização das obras. Mas a eclosão da Primeira Guerra Mundial o fez retornar à França, sendo substituído na função pelo arquiteto Pietro Campofiorito, sendo a Biblioteca Pública de sua autoria exclusiva.

  • Palácio da Polícia (Niterói)
  • Palácio da Justiça (Niterói)
  • Biblioteca Estadual de Niterói
  • Câmara Municipal de Niterói
  • Liceu Nilo Peçanha