Empresa cria scooter elétrico que se transforma em mochila e mala

12/09/2014 14:44

Moveo pesa apenas 25 kg, e alcança a velocidade de até 45 km/h.
Intenção dos fabricantes é vender o veículo até o final do ano.

Do G1, em São Paulo

Uma empresa da Hungria pretende comercializar ainda neste ano um scooter dobrável movido a eletricidade, que pode ser carregado para todo lugar pelo dono. O Moveo, como foi batizado, nasceu como protótipo em 2008, mas só foi mostrado ao público três anos depois. Agora, a empresa busca apoiadores do projeto para tornar o produto viável comercialmente. O preço de venda ainda não foi definido.

Scooter Moveo (Foto: Divulgação)Scooter Moveo (Foto: Divulgação)

Se o visual não é dos mais belos, a praticidade impressiona. Para ser transportado quando não está sendo utilizado, o Moveo se divide em duas partes. O assento e seu encosto podem ser levados como uma mochila de alças, enquanto o restante do veículo é dobrável, e pode ser carregado como uma mala de rodinhas. Para garantir que a scooter possa ser empurrada sem maiores problemas, a estrutura é construída em fibra de carbono, e pesa só 25 kg.

O conjunto mecânico é composto por dois motores elétricos, cada um responsável por tracionar uma roda. Juntos, ele conseguem impulsionar a scooter a até 45 km/h, aceleração obtida em 5,4 segundos saindo da imobilidade, de acordo com a fabricante.

A autonomia é de 35 km, mas pode chegar aos 70 km com um pacote adicional de baterias. Uma recarga completa leva apenas uma hora. De acordo com a empresa, é possível rodar 100 km com o Moveo gastando apenas 30 centavos de euro, ou R$ 0,90, de acordo com a cotação do dia.

Para garantir o conforto dos ocupantes, o assento pode ser ajustado em distância, há faróis de led e quando dobradas, as rodas ficam cobertas por uma capa, para não sujar o dono enquanto é carregada.

Manifeste sua opinião sobre essa matéria

Nenhum comentário encontrado.

Novo comentário