Prótese inovadora permitirá devolver a voz após a remoção da laringe

10/08/2014 12:35

Uma cirurgia inovadora foi levada a cabo por médicos de Novossibirsk que colocaram, a um paciente de 63 anos, uma prótese de voz de nova geração.

Voz da Rússia

Este tinha perdido quase totalmente a voz após a remoção da laringe. O implante tem a capacidade de devolver a fala após a cirurgia. A palavra é mesmo “ajudar”, pois é igualmente importante o esforço e a vontade do paciente.

O implante é um aparelho de dimensões reduzidas que, em termos de aspeto, se assemelha a uma bobina. Este provoca vibrações no esôfago que, por seu turno, criam sons. A fala depende das particularidades anatômicas da pessoa, tal como da forma como é trabalhada a prótese. O paciente tem que habituar-se à prótese e, praticamente, aprender a falar de novo. O discurso perceptível só é possível se for treinado.

O primeiro sucesso inspirou os médicos. Estes estão dispostos a aumentar o número de cirurgias, pois o número de pacientes é bastante elevado. Porém, para isso é necessário criar um banco de implantes. Na Sibéria, por ora, ainda não existe, mas já existe em Moscou.

Não são raros os casos em que a pessoa a quem é removido o esófago por se encontrar num estado avançado de câncer perde a capacidade de falar. O câncer do esófago é uma das doenças do esófago mais comuns. Anualmente, esta doença é diagnosticada, na Rússia, a mais de sete mil pessoas. Anualmente, mais de cem pacientes perdem a capacidade de falar. Isto deve-se à descoberta tardia da doença, pois na maioria dos casos apresenta poucos sintomas.

De acordo com dados estatísticos, os homens entre os 40 e 60 anos são os que mais padecem dessa doença. São eles que representam 80% a 90% dos doentes oncológicos. O desenvolvimento desta perigosa doença é potenciado pelo tabagismo, consumo do álcool, trabalho em locais com pó, altas temperaturas, poluição atmosférica.

Manifeste sua opinião sobre essa matéria

Assunto: sobre o aprotese de voz De: Ruy Vieira de Souza Data: 10/01/2019

Eu a aguardo que pedir o endereço para eu ir ate ai, eu sou de manaus

Assunto: eu quero colocar uma protese eu vi agora e tenho interesse em colocar De: Ruy Vieira de Souza Data: 10/01/2019

Gostaria de saber o endereço. Para eu ir ate ai para me consultar, eu sou de Manaus .

Novo comentário